top of page
helicopter1.jpeg

HELICÓPTERO

Helicóptero: Sobre

1939

"O menino gostava de ouvir as histórias da mãe sobre o universo infinito, as estrelas misteriosas, os segredos dos mares e oceanos, o mundo maravilhoso e emocionante que se estendia muito além das paredes do apartamento de Kiev. Mas o que mais impressionou a imaginação do menino foi a história do gênio do século XV, Leonardo da Vinci e sua ideia de um 'pássaro de ferro' - uma máquina voadora que deveria decolar no ar sob a influência de um poderoso parafuso sem qualquer aceleração.
Um dia, depois de ler o romance 'Robur, o Conquistador', de Júlio Verne, o menino teve um sonho como se estivesse a bordo de um navio. Ele imaginou que estava entrando na luxuosa cabine e, pelas janelas, podia ver bem abaixo a ilha do mar com árvores verdes. O menino não sabia que seu sonho se tornaria realidade em trinta anos - que estaria a bordo de um avião anfíbio projetado por ele mesmo.
O nome do menino era Igor Sikorsky. Ele teve a sorte de realizar a maior parte de seus sonhos de infância e se tornar uma das figuras mais coloridas do século XX - piloto desesperado da primeira aeronave, criador do 'pássaro de ferro' que a geração anterior nem imaginava, pensador e filósofo, um homem que em cinco séculos realizou o sonho do grande Leonardo da Vinci."

National Technical University of Ukraine. Sikorsky Igor: The man who made the dream of Leonardo da Vinci come true. Disponível em https://kpi.ua/en/sikorsky-about

Helicóptero: Texto
roburtheconqueror1.jpeg

Robur, o conquistador

"Os ianques, esses primeiros mecânicos do mundo, são engenheiros, como os italianos são músicos e os alemães, metafísicos: nascem assim"

Helicóptero: Citação
bottom of page