top of page
theworldsetfree1.jpeg

O MUNDO LIBERTADO

"Em um romance escrito na véspera da Primeira Guerra Mundial, H. G. Wells imagina uma guerra 'para acabar com todas as guerras' que começa no apocalipse atômico, mas termina em uma utopia iluminada.
Escrevendo em 1913, na véspera do massacre da Primeira Guerra Mundial e muito antes do final da nuvem em forma de cogumelo da Segunda Guerra Mundial, H. G. Wells imaginou uma guerra que começa no apocalipse atômico, mas termina na utopia de um governo mundial esclarecido. Situado na década de 1950, o romance negligenciado de Wells, The World Set Free, descreve um conflito tão horrível que, na verdade, é a guerra que acaba com a guerra.
Wells - o primeiro a imaginar uma 'bomba baseada em urânio' - oferece uma descrição presciente da guerra atômica que torna as cidades inabitáveis por anos [...] Baseando-se nas descobertas de físicos e químicos da época, Wells prevê um mundo alimentado por energia atômica limpa e abundante — e a força destrutiva da reação em cadeia de nêutrons.
Com um elenco de personagens que inclui Marcus Karenin, o centro moral da narrativa; Firmin, um proto-Brexiteer; e Egbert, o jovem monarca britânico visionário, Wells dramatiza um mundo lutando pela sanidade. O final supostamente feliz de Wells - um governo planetário presidido por homens europeus - pode não agradar aos leitores contemporâneos, mas sua angústia com as tendências autodestrutivas do mundo vai tocar o coração."

The World Set Free. The MIT Press. Disponível em https://mitpress.mit.edu/9780262543361/the-world-set-free

O mundo libertado: Sobre
theworldsetfree2.jpg

Título: O mundo libertado

Autor: H. G. Wells

Editora: The MIT Press
Ano: 2022
Idioma: Inglês

O mundo libertado: Livros
hgwells1.jpeg

H. G. Wells

"Não importa o quão ocupado possa pensar que é, você deve encontrar tempo para ler, ou se render à ignorância auto-escolhida"

O mundo libertado: Citação

BOMBA ATÔMICA

atomicbomb1.jpeg
O mundo libertado: Imagem
bottom of page